terça-feira, 21 de outubro de 2014

17/10/2014 14h46 - Atualizado em 17/10/2014 19h56

Ministra do Meio Ambiente diz que Sudeste vive seca ‘fora da curva’

Izabella Teixeira sobrevoou Serra do Cipó, atingida por incêndio há 7 dias.
Ela estima que chamas queimaram cerca de 10% do parque nacional.

Pedro Ângelo Do G1 MG
Ministra avalia que seca no Sudeste é fora da curva (Foto: Pedro Ângelo/G1)Ministra avalia que seca no Sudeste é fora da curva
(Foto: Pedro Ângelo/G1)
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta sexta-feira (17) que o Sudeste vive uma estiagem “fora da curva”. A declaração foi feita após ela sobrevoar o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, área que é atingida por incêndio há uma semana.  “É uma época de muita seca, talvez uma seca única, do ponto de vista do que está acontecendo aqui no Sudeste. É uma seca realmente fora da curva. [...] O Brasil precisa ter chuva”, disse.
Durante a coletiva de imprensa, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ministra também avaliou a situação da Serra do Cipó. Segundo ela, até o último dia 14, o fogo havia atingido cerca de 2,5 mil hectares.  A estimativa atual, conforme Izabella Teixeira, é que as chamas já tenham atingido 3 mil hectares, o que corresponde a cerca de 10% da área total do parque nacional. Já fora dele, na área de proteção ambiental, a estimativa repassada pela ministra é que tenham sido queimados de 5 a 7 mil hectares.
Segundo ela, a causa do incêndio ainda é desconhecida. As chamas começaram na região do Morro da Pedreira, onde o fogo já foi controlado, assim como na área conhecida como Travessão. A ministra disse que o local de maior complexidade para o combate é perto do Rio Preto, por se tratar de um local de difícil acesso.
Ministra estima que incêndio atingiu 10% do Parque Nacional da Serra Cipó (Foto: Reprodução/TV Globo)Ministra estima que incêndio atingiu 10% do Parque Nacional da Serra Cipó (Foto: Reprodução/TV Globo)
O trabalho do controle do incêndio na Serra do Cipó não conta com bombeiros militares. Aproximadamente cem brigadistas, entre combatentes do Instituto Chico Mendes, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e moradores da região, estão mobilizados. Três aeronaves – um helicóptero e dois air tractors – auxiliam o combate.

A ministra informou que mais 15 brigadistas do Ibama serão deslocados nos próximos dia para a Serra do Cipó. Eles trabalhavam na região de São João das Missões, no Norte de Minas, onde o fogo já foi extinto. "O que nós estamos tendo necessidade agora é de substituir as pessoas que estão lá, que estão exaustas, estão dormindo na mata. (...) Eles acampam lá, eles ficam lá combatendo e tem um sistema de rodízio”, pontuou a ministra.

De acordo com Izabella Teixeira, ainda está sendo avaliado o impacto do incêndio à fauna da Serra do Cipó, região que abriga “uma diversidade biológica enorme”.
Cerca de cem brigadistas atuam no combate ao fogo (Foto: Reprodução/TV Globo)Cerca de cem brigadistas atuam no combate ao fogo (Foto: Reprodução/TV Globo)
  •  
Impacto à fauna da região da Serra do Cipó ainda é avaliado (Foto: Reprodução/TV Globo)Impacto à fauna da região da Serra do Cipó ainda é avaliado (Foto: Reprodução/TV Globo)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário