domingo, 29 de agosto de 2010

MEIO AMBIENTE


Publicado em 29/08/2010, às 19h20
Rio
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai lançar depois de amanhã os três primeiros cadernos da série Gestão Ambiental. Os temas abordados são a descentralização do licenciamento ambiental, a faixa marginal de proteção e a outorga de direito de uso dos recursos hídricos. O objetivo da série é informar e esclarecer dúvidas dos gestores públicos municipais sobre questões fundamentais para a conservação do ambiente.

O primeiro volume, Descentralização do Licenciamento Ambiental, informa aos municípios os procedimentos e benefícios da adesão ao convênio que permite que o licenciamento de atividades de impacto local e baixo ou médio potencial poluidor, e contou com o apoio do Ministério Público em sua elaboração. O segundo volume traz esclarecimentos sobre a Faixa Marginal de Proteção (área de preservação permanente no entorno dos corpos hídricos) e atende a uma demanda de gestores e técnicos municipais por esclarecimentos sobre a ocupação de margens de rios e lagoas.

A Outorga de Direitos de Uso dos Recursos Hídricos, tema do terceiro caderno, é um instrumento essencial para a gestão integrada das águas, ainda que a concessão não seja de competência municipal. Através da outorga se assegura o direito de acesso à água por empreendimentos produtivos e o controle da utilização dos recursos hídricos com a quantidade e a qualidade adequada aos atuais e futuros usos.

A elaboração das cartilhas, que durou cinco meses, contou com a participação de técnicos de vários setores do Inea e tem como base a legislação e os procedimentos relacionados a cada assunto. Ainda este ano devem ser lançados mais três títulos, abordando os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Fundos Municipais de Meio Ambiente e a Gestão Ambiental Integrada.
Fonte: http://www.diariodovale.com.br/noticias/15,27241,Cartilhas-orientam-gestores-municipais.html
 

2 comentários:

  1. Olá Genilson!

    Bom que tenha gostado do nosso blog. Gostamos muito do trabalho que vem fazendo de luta e conscientização sobre a nossa responsabilidade comum com a preservação do meio ambiente.

    Queremos sim, fazer esta parceria e somar esforços em defesa da vida, no nosso país e no planeta. Espero que possamos fazer uma parceria produtiva.

    Já linkamos o seu blog.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. amigos do meio ambiente, esta havendo um desmatamento na localidade de tabuinha 3 distrito de sao fidelis na propiedade de Pedro Hespanhol . denucie ao orgao competentes.valeu

    ResponderExcluir