sexta-feira, 11 de julho de 2014

Truticultores de Nova Friburgo recebem assistência da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio

Ações como novas técnicas de manejo e caminhões para escoamento podem dobrar produção de truta na cidade que hoje é a maior do Estado

  • Nova Friburgo é o maior produtor de truta do estado-Foto: Divulgação
Uma boa notícia para os criadores de truta de Nova Friburgo. Ações voltadas para a produção do peixe na cidade visam o suporte aos criadores com frentes que ajudem a suprir a demanda gerada no município. Nova Friburgo se consolidou como capital da truta por estar em primeiro lugar na produção do peixe em todo o Estado do Rio de Janeiro. Produzida em águas limpas e correntes, a truta é um peixe exigente, que só sobrevive em temperaturas entre 10ºC e 19ºC. Rica em Ômega 3, além de muito saborosa, se tornou prato obrigatório nos restaurantes e pousadas do município.
Além de cursos, palestras, orientações e assistência em geral, há novidades como técnicas de manejo, um caminhão para o transporte de peixe vivo (incluindo alevinos, os filhotes de peixe) e um outro frigorífico para o escoamento de peixe abatido, ambos com capacidade de até 1 tonelada. Todas essas ações visam atender as dez truticulturas cadastradas no município que atualmente tem uma produção mensal de 3 toneladas e trabalham para dobrar este número em um ano. Segundo o biólogo Marcelo Britto (da equipe do escritório regional da Fiperj na Região Serrana, com sede em Friburgo e servindo a outros seis municípios), a cidade tem todas as condições para aumentar a produção. ''Por ser um peixe característico de água limpa e fria, a truta vem se adaptando muito bem às condições climáticas de Friburgo. E a produção pode ser dobrada porque as truticulturas daqui operam abaixo da capacidade máxima, mas a maioria tem alto potencial para o cultivo. A expectativa para 2015 é de que o município dobre sua produção mensal'' - adianta Marcelo Britto, que atua na Fiperj como extensionista, profissional que leva assistência na ponta, em contato direto com o produtor.
Até o início do ano, a Fiperj contava apenas com a unidade de Cordeiro para dar assistência aos produtores de toda a Região Serrana que, em março, ganhou o escritório com sede em Nova Friburgo para atender também os municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Teresópolis, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. As demais cidades serranas continuam sendo assistidas por Cordeiro, que agora abriga uma unidade específica para a produção de peixes.
Fonte: http://www.novafriburgoagora.com.br/noticia-detalhes/truticultores-de-nova-friburgo-recebem-assist-ncia-da-funda-o-instituto-de-pesca-do-estado-do-rio-250.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário