segunda-feira, 25 de agosto de 2014

19/08/2014 20h37 - Atualizado em 19/08/2014 20h37

MP investiga dano ao meio ambiente em obras na Lagoa, em João Pessoa

Obras no Parque Solon de Lucena começaram no mês de abril.
MP requisitou laudos ambientais e de preservação do patrimônio.

Do G1 PB
Obras na Lagoa interditam trânsito no rolamento esquerdo do Parque Solon de Lucena (Foto: Alessandro Potter/Secom JP)Obras na Lagoa do Parque Solon de Lucena
(Foto: Alessandro Potter/Secom JP)
O Ministério Público da Paraíba divulgou nesta terça-feira (19) a abertura de investigação sobre possíveis danos ambientais provocados pela revitalização na lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. Segundo o promotor João Geraldo Barbosa, são aguardados a partir da próxima semana documentos sobre questões urbanística, paisagística, turística e de preservação do patrimônio histórico e cultural, requisitadas aos órgãos competentes.
Segundo a prefeitura, as obras de infraestrutura e urbanização do Parque Solon de Lucena começaram no dia 9 de abril. O investimento é de mais de R$ 30 milhões com recursos federais.
O inquérito civil público foi instaurado pela 2ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social de João Pessoa no dia 13 de agosto. O MPPB apura se há infração às leis ambientais 9.605/1988 (que versa sobre atividades lesivas ao meio ambiente), lei 6.938/81 (que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente) e a lei 6.766/1979 (sobre o parcelamento do solo urbano).
De acordo com o promotor João Geraldo Barbosa, os laudos e relatórios requisitados devem conter informações sobre vistorias para verificar se estão sendo atendidas exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.
A promotoria requisitou o posicionamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) quanto às medidas administrativas e ou judiciais cabíveis em relação às intervenções no parque Solon de Lucena, que integra o patrimônio histórico da capital. Os dois órgãos têm até o dia 23 de agosto  para se pronunciar a respeito.
O Parque
O Parque Sólon de Lucena é um espaço público formado por uma lago rodeada por palmeiras imperiais e arborizada em todo o seu entorno. Ele foi tombado pelo Iphaep em 1980 como paisagem natural. Sua arborização teve início em 1920. Em 1940, seu processo de reurbanização foi coordenado pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Fonte: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/08/mp-investiga-dano-ao-meio-ambiente-em-obras-na-lagoa-em-joao-pessoa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário