quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Vazamento de pesticida em rio Afluente do Paraíba do Sul recebeu 1.500 litros de produto tóxico

Resende - Vazamento de 1.500 litros de pesticida, ocorrido na madrugada de terça-feira, foi o responsável pela grande quantidade de peixes que apareceram mortos na manhã de ontem no Rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul, em Resende. A Agência de Meio Ambiente da cidade divulgou alerta para que não sejam consumidos peixes e águas do Paraíba do Sul.
Técnicos na Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) constataram que o produto da marca Endosulfan vazou durante o descarregamento de um dos caminhões da Servatis, indústria de produtos químicos que fazia o transporte. Já autuada pela Feema, a indústria espera agora que a Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) determine o valor da multa.
FEEMA TRANQÜILIZA
Devido ao acidente, a captação de água do Paraíba do Sul foi suspensa em uma estação de tratamento de Barra Mansa. Em nota, a Feema esclareceu que o rio não será afetado pelo vazamento. O bombeamento na estação elevatória de Santa Cecília foi interrompido momentaneamente. Ela é a responsável pela transposição de parte da vazão de água do Paraíba do Sul para o Rio Guandu, que abastece o Rio.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/vazamento_de_pesticida_em_rio_213968.asp