Brasília - Ao participar de um encontro com prefeitos de municípios do Rio de Janeiro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta teça-feira que pretende reforçar o que chamou de “linha do municipalismo” na região. O objetivo, segundo ele, é que os municípios fluminenses concorram uns com os outros em busca da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida.
Durante a reunião, Minc lembrou que 38 cidades do interior do Rio de Janeiro já possuem licenciamento ambiental e que o estado conta ainda com 16 unidades de parques nacionais. O ministro voltou afirmar que a idéia do governo é investir em corredores ecológicos na região.
O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza, o Luiz Fernando Pezão, avaliou que o governo estadual nunca havia tido esse tipo de espaço e que, com a iniciativa, “quem ganha é o país”.
Pezão afirmou, entretanto, que a situação dos aterros de lixo no estado não avançou nos últimos anos e que é preciso investir em consórcios com as prefeituras.
“Perdemos tempo nesses dois anos. O que precisa são os municípios se consorciarem e terem bons projetos. A gente vê as dificuldades ao tocar as obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] por falta de projetos”, disse.
Questões como esgoto sanitário, resíduos sólidos, mananciais de abastecimento urbano, Agenda 21 e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) também foram tratadas durante a reunião. À tarde, os prefeitos devem se unir aos cerca de 3,5 mil gestores municipais eleitos em todo o Brasil para o Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Agência Brasil
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Minc quer reafirmar municipalismo no RJ em busca da preservação do meio ambiente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário