O Mês do Meio Ambiente, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), foi iniciado e segue até o dia 16 de junho. Esse ano está sendo reconhecido o trabalho interno e a estruturação do órgão, responsávelpela política ambiental no estado. Entre as atividades previstas para acontecer estão palestras de educação ambiental, barco-escola especial, passeio ciclístico e entrega do prêmio destaque ambiental.
A Coordenação de Meio Ambiente nasceu em 30 de dezembro de 1975. No dia 16 de maio de 1988 nasceu o IMA, como uma autarquia estadual, com personalidade jurídica de direito público, com autonomia patrimonial, financeira, operacional, jurisdição em todo o território alagoano e uma grande responsabilidade: executar a política estadual de meio ambiente e fazer cumprir o que determina a legislação ambiental.
São 26 anos de crescimento, junto com o desenvolvimento de Alagoas. Segundo o atual diretor-presidente, Adriano Augusto, um dos principais avanços que devem ser reconhecidos é a melhoria na infraestrutura. “Nos últimos sete anos, houve a construção do Herbário MAC, uma referência para pesquisadores; ampliação da frota de veículos e da quantidade de embarcações; foi construída a base descentralizada na Ilha de Santa Rita, que serve para diversas atividades de educação ambiental, em breve teremos uma nova base na cidade de Porto Real do Colégio e que deverá ampliar o trabalho, principalmente na região do Baixo São Francisco”, disse.
Afora, a criação de 23 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), ampliando para 31, e a criação do Refúgio de Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, que juntas às outras Unidades de Conservação somam 50 áreas protegidas. Acrescentasse ainda a ampliação da recuperação de margens de rios, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) e as usinas do setor sucroalcooleiro, e o destaque nacional de Alagoas no Programa de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, da Unesco.
Hoje (19) houve visita dos estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), de Santana do Ipanema, ao Herbário MAC que também deverá participar de uma exposição organizada pela Usina Coruripe para estudantes e moradores do litoral sul, entre os dias 27 e 29; ainda no dia 27 haverá uma palestra sobre educação ambiental, na cidade de Penedo, como parte da programação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) – realizada em parceria com diversos órgãos estaduais e nacionais, até o dia 30, na região do Baixo São Francisco.
As atividades de junho serão abertas, no dia 03, com um barco-escola especial, dentro do projeto de educação ambiental Navegando com o Meio Ambiente, com a presença do oceanógrafo, ambientalista, ecologista e educador francês, Jean-Michel Custeau. Filho do explorador Jacques Custeau, ele é considerado um dos principais ativistas em defesa do meio ambiente.
No dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá a entrega do Prêmio Destaque Ambiental, às pessoas que contribuíram com as ações do IMA em defesa dos recursos naturais. No dia 08, é a vez do passeio ciclístico, quando milhares de pessoas percorrem o trecho do Pontal ao Alagoinhas, e, no mesmo dia, a equipe de educação ambiental estará com jogos educativos e exposições montadas no trecho fechado para carros, na Pajuçara, dentro da programação organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh)
Fonte:http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/05/19/ima-inicia-as-atividades-do-mes-do-meio-ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário