Políticas Públicas: meio ambiente
Trabalho estudantil
É um conjunto de unidades ecológicas e funciona como um sistema natural, ainda que haja expressiva intervenção humana e de outras espécies. Isso inclui todo o eco sistema, assim como: os Recursos naturais e os fenômenos físicos universais sem limite definido, como o ar, a agua e o clima, ainda, como a energia, a radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.
A primeira tentativa mundial que se tem noticia, é de 1972, na Conferencia de Estocolmo organizada pelas Nações Unida. Quando foi abordado o tema da relação da sociedade com o do meio ambiente, este definido como sendo “"o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."”.
Qual a primeira impressão quando se ouve as palavras “Meio Ambientes”?
Aparentemente, o tema não parece ter relação com o mundo administrativo ou o mundo trabalho. Porém pesquisando sobre o assunto pude perceber que tem muito haver e que estão interligados.
O Meio Ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na Terra, os elementos físicos, o clima, o ecossistema, os animais e os seres humanos. Diferente do que muitos acham, nós seres humanos não somos o centro disso tudo, somos mais um elemento do sistema. Talvez aí esteja a explicação do porque, passamos tanto tempo não dando a importância necessária a tudo isso, muitos tinham a errônia ideia que poderíamos usufruir de todas essas coisas sem precisar cuidar e manter.
Todos sabem a importância que temos que ter com o nosso meio ambiente, e o que o mau uso que fazemos das maravilhas oferecidas pela natureza. Não é novidade o grande número de lixo que é recolhido das ruas, rios e matas que estão destruídos nosso planeta, e muitas pessoas não se sentem responsáveis por isso. E além de todo lixo urbano, que são aqueles que descartamos no nosso dia a dia, nossas casas, restaurantes e etc; Temos que dar a devida atenção também ao lixo industrial que são aqueles descartados pelas empresas, como resíduos e etc. “A quantidade de lixo que é jogada no em ruas, lagos, rios é muito grande e faz muito mal ao meio ambiente. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar sem se preocupar com as consequências e assim deixam o meio ambiente com lixo por muito tempo, pois demora muito para que alguns materiais sumam da natureza. Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, para o ar e para as pessoas que precisam trabalhar nele. Com esse lixo misturado com produtos tóxicos e resíduos deixados por empresas e indústrias o solo fica muito contaminado e isso pode afetar os alimentos. CulturaMix\MeioAmbiente”
O assunto meio ambiente começou a ser colocado em pauta a partir da Conferência do Estocolmo que foi entre os dias 5 a de 16 de junho em 1972 e lá que começaram a perceber que nos éramos somente mais uma peça do quebra cabeça do meio ambiente, éramos mais um complemento e não o “alvo” principal comparado as outras coisas. E perceberam também que nada é infinito, tudo que é tratado de forma desleixada e desorientada se acaba. “Os países no mesmo século, pensavam que o meio ambiente era uma fonte inesgotável, e que toda ação de aproveitamento da natureza fosse infinita ... Tendo em vista esses problemas ambientais, era necessário organizar uma convenção no qual países se propunham a ajudar um ao outro a fazer uma parcela de ajuda ao mundo. Foi então quando a ONU decidiu inaugurar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.- Wikipédia\ConferênciadeEstocolmo” A partir dessa conferência os países começaram a tomar posse de suas responsabilidades ambientais e depois do Estocolmo vieram muitas outras conferências, como por exemplo a Rio+20.
Uma norma que também foi criada para estabelecer diretrizes com o meio ambiente foi a ISO 14000 que é uma série de normas desenvolvida relacionadas a gestão ambiental.
“Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.- Sua Pesquisa”
Atualmente existem diversas leis que falam sobre a responsabilidade ambiental nas empresas e uma delas segue algumas abaixo:
“ Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – número 6.938 de 17/01/1981.
É a lei ambiental mais importante e define que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente da culpa. O Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados. Esta lei criou a obrigatoriedade dos estudos e respectivos relatórios de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).
Lei do Zoneamento Industrial nas Áreas Críticas de Poluição – número 6.803 de 02/07/1980.
Atribui aos estados e municípios o poder de estabelecer limites e padrões ambientais para a instalação e licenciamento das indústrias, exigindo o Estudo de Impacto Ambiental. – Planeta Orgânico.”
Com o auxílio da gestão ambiental empresarial e leis como estas, começamos a ver mudanças na atitude de algumas empresas. Muitas delas perceberam que podem ganhar muito enquanto cuidam do meio ambiente. Empresas que adotam a gestão, são vistas como empresas responsáveis, que se preocupam com o futuro do mundo. E acabam economizando ao reutilizarem matérias que antes eram descartados e passam mais confiança e logo ficam se tornam empresas admiráveis e isso facilita as relações comerciais.
”Os gestores do País já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios. – Revista Brasil “ Agora as empresas estão se adaptando a essa nova fase e criando por conta própria vários projetos de sustentabilidade e reciclagem. Muitas delas estão usando as lixeiras coloridas que facilitam na hora da coleta e do reaproveitamento dos matérias. A reutilização de água nas suas dependências, economia de energia e palestras de conscientização para os funcionários. “As empresas acreditam que dois em cada três clientes já exigem soluções mais verdes para os serviços que contratam ou produtos que consomem”.
E o mercado para o setor no País ainda tem muito para crescer. Segundo pesquisa realizada pela revista National Geographic em 2010, que investigou hábitos de 17 mil consumidores em 17 países, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de consumo sustentável. Atrás apenas da Índia, o País apresenta bons índices no uso de materiais renováveis em suas construções e no emprego extensivo de biocombustíveis. Sejam públicas ou privadas, grandes empresas brasileiras já encabeçam ações de sustentabilidade com reconhecimento internacional, por meio de certificações específicas.- Revista Brasil”
Após essas citações está mais do que claro que devemos investir cada vez mais nisso, tanto pela sustentabilidade como pelos lucros que isso pode nos proporcionar. Que possamos estar sempre sendo criativos quando o assunto for meio ambiente, tudo que pudermos fazer para agredir o nosso planeta, melhor. Assim todos poderão usufruir da melhor maneira possível.
Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/academico/politicas-publicas-meio-ambiente/77309/
Nenhum comentário:
Postar um comentário